sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Canudinho ou cannolo

Ir pra casa da minha avó sempre me faz lembrar de quando eu era criança. Meu avô materno saía passeando comigo e meus primos pelo bairro onde minha mãe e meu pai cresceram, pra mim era um grande passeio... chegar até a fábrica de doce de leite era uma lonjura pra minha pequena estatura. Meu avô comprava o doce ainda quente na fábrica de doces do tio Mário, tio do meu pai. Às vezes comprava também o canudinho, aquele doce com a massa crocante, em formato de canudo, recheada com doce de leite e pra piorar, passado no açúcar. Meu Deus! 

Até hoje, ir na casa da vó de tardinha é implorar pra dar uma passadinha na fábrica de doces do tio Mário, que ainda existe, e comprar vários canudinhos. Mas sair de lá só com o canudinho é praticamente impossível! A fábrica cresceu e a loja que fica na frente oferece doces de vários sabores. 

Lendo o caderno Comida, da folha de São Paulo de ontem (20 de outubro), fiquei surpresa em ver o doce do tio Mário na capa, com recheios diferentes do doce de leite... 

Na verdade, o canudinho se chama cannolo, cannoli no plural, é um doce de origem italiana e é recheado com um creme à base de "cream cheese". A popularização do doce e a necessidade de torná-lo prático me fez crescer achando que o canudinho era um doce tipicamente mineiro, por ser recheado com doce de leite! Tolinha! São Paulo, terra do desenvolvimento e da variedade, tem loja que vende cannoli de tudo quanto é sabor, baseado no original italiano. 

Ainda não provei, testarei em breve a receita que tem no jornal, mas com certeza o programa pra hoje à tarde é ir na casa da vó, visitar os avós mais queridos do planeta, passar na fábrica do tio Mário e torcer pro doce ainda estar quentinho pra comer canudinho no quintal da casa da vó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário